SERVIÇOS

Gengivas saudáveis são essenciais para manter os dentes saudáveis. Os aspectos clínicos de uma gengiva saudável normalmente são: coloração rosa pálida, consistência firme, superfície corrugada ( aspecto de casca de laranja ), sem sangramento e sem pus.

A doença periodontal é uma doença que afeta desde a gengiva até o osso que envolve o seu dente e o sustenta na sua boca. As doenças induzidas por placa bacteriana ( uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma constantemente em volta dos dentes e gengivas ) podem ser divididas em duas categorias gerais de diagnóstico: gengivite ou periodontite, baseado na ausência ou presença de perda de inserção.

A gengivite é o estágio inicial da doença periodontal e é mais fácil de ser tratada, é a presença da inflamação gengival sem perda de inserção do tecido conjuntivo. A causa desta doença é a infecção que surge em decorrência da placa bacteriana, que produz toxinas que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Para evita-la o paciente deverá ter uma boa higiene bucal com um controle eficaz da placa bacteriana através de uma correta escovação e uso do fio dental, importante ter bons hábitos alimentares e evitar o cigarro.

Sintomas da gengivite: gengiva inchada, avermelhada, dolorida e sangrante. Alguns pacientes podem ter retração gengival e/ou bolsas periodontais, estas podem causar halitose e gosto ruim na boca.

Uma gengivite já instalada deve ser tratada por um especialista em periodontia, pois ela pode progredir para um a periodontite. Quanto mais cedo o diagnóstico e tratamento adequados, menor o risco desta infecção causar danos a estruturas de inserção do dente que são o ligamento periodontal, cemento e osso alveolar.

A periodontite é um quadro mais grave da doença periodontal e pode causar danos permanentes na estrutura de suporte dos dentes na boca. Na periodontite, a presença da inflamação gengival leva à inflamação e perda concomitante do tecido conjuntivo e osso alveolar, que suportam nossos dentes na boca, sem estes tecidos os dentes perdem a sustentação. A evolução da periodontite, sem o tratamento adequado pelo periodontista, pode levar a perda dos dentes.

O diagnóstico e tratamento adequados são importantíssimos para manter a saúde bucal.

A endodontia é a especialidade que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades da polpa e de suas repercussões sobre os tecidos de suporte do dente. Popularmente é conhecida como tratamento de canal.

O tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado quando há alterações na polpa dentária (inflamação e/ou infecção) por decorrência de cárie, fraturas dentárias, traumas, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas.

A polpa dentária inflamada ou infectada provoca dor espontânea ou prolongada ao frio e/ou calor, abscesso e/ou um fístula (lesão em forma de bolha na gengiva por onde extravasa pus). Por isso, há a necessidade de remover esse tecido pulpar, visando a manutenção do dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais.

O tratamento endodôntico é baseado na remoção da polpa inflamada ou infectada, limpeza do (s) canal (is) radiculares com instrumentos e soluções antibacterianas, e selamento destes canal (is) com material obturador biocompatível.

Nossos implantes odontológicos podem devolver o bem-estar e a segurança que você precisa, com menos dor, menos tempo e menor risco. A evolução nos procedimentos oferece aos nossos pacientes, tratamentos mais rápidos e confortáveis para recuperar o sorriso das pessoas que perderam seus dentes. Os especialistas trabalham não só para repor, mas também para preservar os dentes naturais.

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.

Dentes mais claros e um sorriso mais jovem. Este procedimento remove manchas e pigmentações, além de clarear dentes escuros e amarelados.

Reconstruímos dentes quebrados, desgastados ou com formas inadequadas. As restaurações são feitas na mesma cor dos dentes e podem ser usadas, inclusive, para substituir as antigas restaurações que tinham um aspecto escuro.

Você pode restabelecer forma, função e estética dos dentes. Estas restaurações são fabricadas em laboratórios e cimentadas nos dentes.

Disfarce dentes escuros, tortos ou manchados. As facetas funcionam como uma “capinha”, elas revestem os dentes danificados e disfarçam as pequenas imperfeições.

Tenha um sorriso totalmente renovado. Através destes métodos os dentes podem ser totalmente recobertos. A coroa “veste” os dentes desgastados para devolver a beleza e a resistência deles.

O uso de lentes de contato dentais já integra a rotina dos consultórios odontológicos especializados em estética dental. A lâmina de porcelana ultrafina (com espessuras que variam de 0,2mm a 1,2mm) é fixada sobre a superfície para recobrir dentes amarelados, com manchas, envelhecidos ou levemente desalinhados. A vantagem do tratamento é a maior preservação das estruturas naturais dos dentes do paciente e a durabilidade, estimada em até 10 anos após aplicação.

As próteses dentárias podem ser suportadas por Implantes e/ou sobre dentes. Temos a excelência em próteses para substituir dentes quebrados, com falhas, cores e formas comprometidas. Todos os procedimentos são seguros e recomendados de acordo com o caso e desejo do paciente.

Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora não sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.

Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais, que podem ser fixas ou removíveis. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a ser substituídos e o custo do tratamento.